quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Biblioteca de Turma

A Mariana apresentou  bem o livro O Misterioso Rolo de Carne de David Lewman e identificou o tema principal: a importância da interajuda entre as pessoas.
 

A Catarina Vieira apresentou também o livro de Graça Gonçalves Gosto de Ti, R.


O Ricardo apresentou  o livro Sobrei da História dos Meus Pais de Graça Gonçalves e destacou o tema da obra e a mensagem principal que esta pretende transmitir aos jovens.


A história começa com uma rapariga chamada Mariana, que recebe um bilhete de amor, de um admirador secreto. Mais tarde, num dia quente, junto ao riacho, enquanto nada com amigos, desmaia e é internada no hospital. Durante a sua estadia, tenta descobrir quem lhe enviou o bilhete e revê, mentalmente, qual de seus amigos tem o nome começado por A. No entanto, a sua maior preocupação era a situação lá em casa, onde ela já não se sentia bem e da qual o seu pai saiu , sem lhe dar qualquer atenção, nem fazer consigo a habitual brincadeira de criança. Estes maus pensamentos são afastados pela visita do seu amigo João, que lhe falou do André, também ele colega de escola e, então aí, ela supõe que o bilhete era dele. Os dias no hospital prosseguem iguais, até ao dia em que ouve falar do concurso literário via rádio e decide participar. A história é escrita e lida pelo amigo João, que depois a envia ao programa de rádio. Dias mais tarde, recebe a visita do locutor a felicitá-la. Apesar de não ter ganho o primeiro prémio, estava feliz. Sentia-se só e tinha saudades dos pais. Não tinha ninguém, nem para onde ir. Até que, sem poder mais, desabafou e escreveu sem parar, durante mais de um mês. Finalmente o dia de saída chegou e, com ele, o pai e a mãe e, também,  o João, que acabou por revelar ser o A, de Amigo.

Pessoalmente adorei o texto e recomendo-o. Penso que os temas deste conto se relacionam com a amizade e o amor paternal.


 
A Gabriela apresentou o livro do momento Crescendo de Becca Fitzpatrick  e identificou a mensagem principal.
 
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário